Nossas Certificações

1. Conceitos

1.1 – Produto Orgânico: é um alimento seguro, cultivado sem agrotóxicos, fertilizantes químicos e consequentemente certificados por uma entidade credenciada pelo Ministério da Agricultura conforme a Lei 10831 de 2003. Provêm de sistemas agrícolas baseados em processos naturais que não agridem a natureza, respeitando à integridade sociocultural das comunidades onde está sendo produzido. As técnicas usadas para se obter o produto orgânico incluem emprego de compostagem, da adubação verde, o manejo orgânico do solo e da diversidade de culturas, que garantem a mais alta qualidade biológica dos alimento. A Agricultura Orgânica é o modo verdadeiramente de produzir alimentos saudáveis e assegurar a integridade do meio ambiente e a saúde do consumidor.

1.2 – Produto Biodinâmico: é um produto proveniente da agricultura biodinâmica. Precursora da agricultura orgânica, a agricultura biodinâmica vem sendo desenvolvida desde 1924, fundamentada nos princípios da Antroposofia, ciência espiritual introduzida por Rudolf Steiner. Na prática biodinâmica o agricultor exerce uma atuação consciente na ampla tarefa de entender todas as possíveis relações (dinâmica) entre os diversos seres vivos (bio) presentes no seu ambiente de trabalho. Inclui no seu fazer o estudo dos ritmos cósmicos, ligados à Lua, Sol e Planetas, e suas inter-relações, e as consequências disto na prática agrícola. O agricultor busca fazer de sua propriedade um organismo integrado (organismo agrícola) integrando todas as atividades, igualmente ao do corpo humano onde todos os órgãos estão ligados, ou seja, um depende do outro. Na agricultura Biodinâmica é reaproveitado tudo material, com a entrada mínima de recursos e insumos de fora da propriedade. Utiliza os preparados biodinâmicos, elaborados a partir de ervas medicinais, esterco e sílica aplicados de forma homeopática. Esses preparados, são aplicados no solo, nas pilhas de composto e nas plantas, levam consigo forças sanadoras, equilibrando o sistema solo-planta- animal e homem. Os produtos biodinâmicos são conhecidos por sua vitalidade e qualidade nutricional.

1.3 – Nossa Certificadora: o Instituto Biodinâmico – IBD é uma empresa, localizada em Botucatu, interior do estado de São Paulo, que desenvolve atividades de inspeção e certificação agropecuária, de processamento e de produtos extrativistas, orgânicos e biodinâmicos. Credenciada pelo Ministério da Agricultura, Fundado em 1990, o IBD tem atuado em diversas áreas do Brasil e América do Sul, auxiliando no desenvolvimento de um padrão de agricultura sustentável baseada em novas relações econômicas, sociais e ecológicas. Desde então, tem buscado se adequar às exigências cada vez maiores de um mercado em desenvolvimento.

1.4 – Por que consumir produtos orgânicos ou biodinâmicos: Alimentos Nutritivos, Saborosos e Saudáveis – Em solos equilibrados as plantas crescem mais saudáveis, destes, se obtém alimentos mais nutritivos, ou seja, preserva- propriedades naturais como aroma, cor, sabor, vitaminas, sais minerais, carboidratos e proteínas. Somente consumindo produtos orgânicos é possível apreciar o sabor natural dos alimentos. Isto oferece aos nossos consumidores a certeza de que está adquirindo um alimento totalmente enquadrado no que se refere aos princípios da Segurança Alimentar, ou seja, um alimento Nutritivo, Seguro e Ambientalmente Correto. Responsabilidade Sociocultural e econômica – Consumindo orgânicos, estamos exercitando nosso papel social, contribuindo com a conservação e preservação do meio ambiente, valorização da mão-de- obra e apoiando causas sociais relacionadas com a proteção do trabalhador e com a eliminação da mão-de- obra infantil.

3. – Selos:

Captura de Tela 2017-01-16 às 15.06.14 Selo emitido pelo IBD que certifica/garante ao consumidor a qualidade orgânica do produto.

Captura de Tela 2017-01-16 às 15.06.21 Selo emitido pelo IBD que certifica/garante ao consumidor a qualidade Biodinâmica do produto.

Captura de Tela 2017-01-16 às 15.06.26 Selo emitido pelo IBD que certifica/garante ao consumidor a qualidade orgânica do produto no mercado dos EUA.

Captura de Tela 2017-01-16 às 15.06.35 Selo emitido pelo Ministério da Agricultura que garante ao consumidor a qualidade do produto conforme as normas brasileiras “Serviço de Inspeção Federal”. Com permissão de venda em tudo território Brasileiro.

Captura de Tela 2017-01-16 às 15.06.40 Selo SisOrg (Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica) emitido pelo Ministério da Agricultura. Garante a integridade do produto orgânico conforme a Lei 10.831/2003.